Filho não vem com manual de instruções. É nos erros e acertos que as mulheres vão aprendendo a ser mãe. E basta uma busca rápida na internet que logo vem uma enxurrada de conselhos, truques e dicas. Difícil é achar uma lista do que ninguém conta, do que poucos falam. A ideia dessa lista é normalizar situações pouco faladas a fim de acolher e fortalecer as mães de 1ª viagem.
+ Bebê real curte a primeira viagem de férias com a mãe
+ Mãe de primeira viagem: Sthefany Brito diz ouvir filho chorar mesmo quando ele está quieto
+ Mamães de primeira viagem
+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
- Cesárea dói muito mais do que parto normal. Pelo menos por mais tempo… O parto normal dói muito, na hora, mas depois que o bebê nasce a dor passa e a recuperação é muito mais suave. Na cesárea apesar de você não sentir nenhuma dor na hora do parto, o processo de cicatrização pode ser bem dolorido e não costuma durar menos de 10 dias.
- Até amamentar se torna uma delícia, pode ser muito difícil. O bico do peito racha, o peito incha, dói muito e não é difícil pensar em desistir. Por isso, caso você esteja sofrendo para amamentar, peça ajuda a cuidadores, doulas, enfermeiras… você e seu bebê não precisam passar por isso sozinhos.
- Pai não ajuda. Pai é tão responsável pelo bebê quanto você, mãe. E a única coisa que só você pode fazer pelo bebê é amamentar, o resto tudo: trocar fralda, dar banho, colocar pra arrotar, trocar de roupa, preparar a mochila/bolsa pra sair, organizar a casa, preparar a comida da família… tudo isso é muito mais o pai também é capaz de fazer.
- Seu peito não é mais um brinquedinho do seu filho. Quem deve brincar com seu peito é você e/ou seu parceiro(a).
- Educar dá trabalho. Se não der para os pais, dará para a babá, avó, tia, vizinha, professora… Então não tenha preguiça.
- Bebê só dura 2 anos e criança 10. Depois virá pré-adolescente, adolescente e depois adulto e em todas essas fases ele(a) continuará sendo filho(a).
- Sabe o tal de “Aproveita, passa rápido”? Então, depois de uma noite daquelas, sem pregar o olho, com o bebê aos berros é difícil de acreditar. Mas acredite, passa rápido mesmo.
- Amamentar não é anticoncepcional. Então se você não quer emendar um filho no outro, procure seu médico(a) e peça orientação adequada para não tomar nenhum susto.
- Não se perca de si mesma durante a maternidade. Pense em encontrar momentos seus entre um cuidado e outro com o bebê para si.
- O bebê já conhece sua rotina desde a barriga, então aos poucos vá recuperando ela para vocês.
Mais verdades como essas, recheadas de cuidados e acolhimento, você encontra no meu curso Conexão Saúde – Introdução Alimentar.